top of page
Buscar
  • Foto do escritorRamon Martins

Tradicional Contemporâneo na Galeria Oscar Cruz

Por Julia Furuyama A sétima individual de Ramon Martins na Galeria Oscar Cruz apresenta, sob o olhar atual do artista, pinturas e desenhos em tecidos antigos e fundos “sujos” do feminino japonês de diferentes épocas - desde banhistas da Era Meiji à fotografia de moda.

O título “Tradicional Contemporâneo” não só reflete a mistura temporal das temáticas da série, como também as características do artista como técnica - do óleo ao spray - e palheta de cores - do flúor ao café.

Na mostra, seu marcado diálogo com o Oriente se faz presente. Não pode ser rotulado, é parte de uma inquietação - um paradigma - do artista. Nesta prosa Ramon Martins é um contador de estórias. Ele cria um mundo dentro de si e o transmite como um “Japão Imaginário”, fruto de estranhamento e admiração. Em cada retrato o olhar, o gesto de uma protagonista que induz a uma inquietante curiosidade: de onde? como? quando?

O estilo colorido, fluido e explosivo do artista é visto de forma mais sutil. Sobressai a delicadeza e a sensualidade vistas nos bijin-ga’s - retrato de mulher bonita na arte japonesa - e na exploração de técnicas singulares como o ato de extrair casca das paredes para compor parte visual das obras.

O trabalho de Martins é multi. Nele predomina um figurativo complexo, cheio de nuanças e profundidade que exploram uma vasta pesquisa que permeia etnias, cultura pop, psicodelia, natureza tropical e barroco mineiro. O artista nunca está acomodado. O espirito inquieto traz às imagens, muitas vezes aparentemente serenas e coloridas, algo instigante, de criticismo pontiagudo e humor peculiar.

Nascido em São Paulo em 1981, mas criado no interior mineiro, Ramon Martins é formado em Artes Plásticas pela Escola Guignard de Belo Horizonte. Hoje o artista vive e trabalha em Campina do Monte Alegre interior de São Paulo. Sua obra compõe o acervo permanente do MAM-RJ e MASP.

Exposição “Tradicional Contemporâneo” de Ramon Martins na Galeria Oscar Cruz Abertura quinta-feira, 28 de maio Exposição de 29 de maio à 18 de julho de 2015 terça a sexta 11-19h e sábados das 11-17h Evento no Facebook

31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Video da exposição Autivistas

Artistas: Ramon Martins, Titi Freak, Herbert Baglione, Flip, Samuel Kim, Miss Van, Ciro Schu, Sliks, Derlon, Fefe Talavera Imagens e edição: Ramon Martins Música: Mos Def - No Hay Nada Mas 2013 Galer

  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
bottom of page